GREVE – ASSFAPOM repudia comandante da PM/RO por abertura de Conselho de Disciplina a Militares

WhatsApp

CB PM RE 05105-9 GERALDO FONSECA SOARES, SD PM RE 06939-3 JESUINO SILVA BOABAID, SD PM RE 06761-8 CLEBISON DE MELO BOTELHO, SD PM RE 09072-4 BERNARDO DA SILVA LIMA JUNIOR, SD PM RE 08133-5 VALBER DA SILVA MELO, SD PM RE 09268-4 MARCLEI CAMPOS GOMES, SD PM RE 07744-6 CHARLES MORENO DA COSTA, SD PM RE 07610-2 GLAUCIANO FERREIRA DA SILVA, SD PM RE 09272-3 OBERLAN SILVA DE OLIVEIRA, SD PM RE 09236-5 FRANCISCO JOHNNY GONÇALVES PEREIRA, SD PM RE 08858-2 ELSON R.BARBOSA DA SILVA JUNIOR, SD PM RE 06902-0 IVAN DINAILSON MATOS DE SOUZA, SD PM RE 07882-0 ANDREIA ELIZETE SCHMITZ.

A denuncia imputadas aos militares é de ter participado das manifestações coletivas de indisciplina ocorridas no período de 03 a 12 de dezembro de 2011, fechando o acesso para saída de viaturas operacionais do 5º BPM e impedindo que policiais militares saíssem, que foi praticado pelos policiais militares, que trouxe uma série de transtornos à população do Município de Porto Velho/RO.

O fato é que n própria denuncia o comandante geral da PM- RO, Paulo Cesar de Figueiredo- Cel PM, já condenando os militares, afirma no segundo parágrafo que o ato praticado pelos militares trouxe uma serie de transtornos. Sem ter apurado o direito da plenitude de defesa.

Para agravar a situação a maioria dos PMS acusados não tem 10 anos de efetivo serviço na corporação, e estes, conforme Estatuto da PM/RO, em seu artigo 48, inciso II e III, consta que: “ao Conselho de disciplina, quando Aspirante-a-Oficial PM e Praça com estabilidade assegurada; e “a Processo Administrativo Disciplinar, quando Aspirante-a-Oficial PM e Praça sem estabilidade assegurada”. onde no rol de acusados consta apenas um, CB PM Geraldo, que já tem mais de 10 anos de efetivo serviço na corporação.

Com esta medida o comando da PM/RO, tenta copiar a PM do Rio de Janeiro que vem expulsando os bombeiros militares acusados de participar dos movimentos reivindicatórios. O presidente da ASSFAPOM repudia o ato tomado pelo comandante da PM/RO, pois os movimentos deflagrados no mês de dezembro foi das esposas de militares, diferente dos movimentos paredistas dos meses de Março, Abril e Maio de 2011, o qual o Jesuino Boabaid estava a frente juntamente com os militares.

No inicio do ano, o comandante, expediu portaria, que exclui das fileiras da PM/RO, o soldado Jesuino Silva Boabaid, acusado em sua função de Presidente da ASSFAPOM, Pessoa Jurídica, por ter postados matérias contra a imagem da corporação e Oficiais, mesmo tendo como autora das matérias a Jornalista Ada Dantas, devidamente registrada no SRTE-1150, fato totalmente arbitrário, que nada passou de tentar intimidar os Policiais Militares.

Ademais o presidente da ASSFAPOM, estará se reunindo com demais entidades do Brasil juntamente com a nacional ANASPRA, a qual faz parte, como um dos representantes da região Norte, a fim de buscar a anistia aos militares. Rondônia é só mais um Estado que enfrenta tais abusos, Ceará, Espírito Santo e Santa Catarina também estarão reunidos em Brasília com o deputado federal Mendonça Prado, autor da iniciativa do projeto de anistia, que mais uma vez irá beneficiar essa classe que não possui um direito essencial, de fazer greve.

A data do encontro em Brasília já está sendo definida, Jesuino Boabaid, juntamente com Cabo Geraldo e mais policiais estarão levando consigo, além do pedido de anistia, denúncias e arbitrariedades que vem ocorrendo no que tange ao aviltamento de Oficiais superiores para com praças, bem como o que diz respeito a junta médica de saúde da PM/RO utilizada em Rondônia.

Autora: Ada Dantas-SRTE/RO-1150

Fonte: ASSFAPOM

Deixe um comentário

Seja um associado

Os melhores benefícios e lutas pelas causas dos praças e familiares dos policiais e bombeiros militares do estado de Rondônia

Duvidas?

Fale com a equipe da ASSFAPOM por um dos canais de atendimento.

Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Rua Padre Augustinho, 2877 - Liberdade, Porto Velho - RO, 76803-858

CNPJ: 11.170.355/0001-45