O Governo de Rondônia fez adesão na terça-feira (24), ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania II – Pronasci, que visa abordar a segurança pública de forma mais ampla, indo além do aspecto puramente repressivo e investindo em ações sociais para abordar as causas subjacentes da criminalidade. Também aderiu ao Projeto Bolsa-Formação no valor de R$ 900, que é uma das iniciativas do Pronasci, e tem como foco, a capacitação e formação de profissionais da Segurança, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos.
As inscrições iniciam às 0h do dia 26 e encerram às 23h59min do dia 27, por meio do site https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-seguranca/login.jsf. Os cursos específicos para a Bolsa Formação prevista para ser realizada em dois ciclos: ciclo 1 de 9 a 30 de novembro, e o ciclo 2 a partir de 16 de novembro, seguindo até 7 de dezembro.
Os cursos acontecerão na modalidade presencial e a distância – EAD, sendo eles:
• Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil (EAD);
• Segurança Pública e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução das Violências (EAD);
• O Estado Democrático de Direito e os Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública – Susp – (EAD);
• Os Municípios e a Prevenção da Violência: o Papel da Guarda Municipal (EAD);
• Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública (EAD);
• Curso de Introdução à Atividade de Inteligência (presencial), somente mediante indicação. Não selecionar se não tiver sido comunicado previamente sob risco de não conseguir se inscrever nos cursos abertos.