O presidente da ASSFAPOM (Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia), Jesuíno Boabaid, realizou uma séries de visitas nas guaritas de certos órgãos públicos da Capital Rondoniense, onde ficam Policiais Militares trabalhando. Uma delas foi à da Procuradoria-Geral do Estado e a da SESDEC.
Jesuíno Boabaid conversou com um dos procuradores do órgão público, que o local também se encontra em um estado deplorável. Janelas quebradas, rachaduras nas paredes e muitos documentos empilhados escorados em diversos cômodos. O presidente da ASSFAPOM, explicou ao Procurador, que o trabalho da associação é voltado para busca de melhorias e condições de trabalhos para os policiais e Bombeiros militares de Rondônia.
“É uma falta de vergonha do gestor público, colocar dois PMs dentro de uma guarita sem as mínimas condições de um ser humano trabalhar. Policial militar é formado para combater a criminalidade nas ruas e não fazer o serviço de vigilante ou guarda noturno”, explicou Jesuíno Boabaid. A assessoria jurídica da ASSFAPOM impetrou no mês de abriu, na justiça do Estado de Rondônia, uma Ação Civil Pública, n° 0010452-29.2013.8.22.0001, para sanar esta situação calamitosa da PGE.
Na SESDEC (Secretaria de Segurança e Defesa da Cidadania do Estado de Rondônia), o banheiro, o bebedouro, e o Posto Policial estão recebendo todas as melhorias exigidas pela ASSFAPOM, na Ação Civil Pública peticionada no mês de julho de 2013 “Se não fazem pelo simples motivo de administrar, nós da ASSFAPOM, iremos sempre exigir que os direitos e deveres dos Policiais e Bombeiros militares sejam atendidos na Justiça”, explicou Jesuíno Boabaid.
Conversando com um dos responsáveis pelos serviços gerais da SESDEC, o presidente da ASSFAPOM, foi informado que as demais exigências estão sob analise e em breve, as bases da PM, que foram visitadas pela entidade, estarão recebendo suas respectivas melhorias. “Nós da ASSFAPOM temos que reconhecer as melhorias no Posto da SESDEC, na Central de Policia, Jaci- Paraná, Nova Califórnia, Abunã, Castanheiras e a melhoria nas instalações do 1° Batalhão, fica aqui os meus sinceros elogios aos responsáveis dos feitos”, finalizou Boabaid