No início da tarde desta terça-feira (9), Ada Dantas, Presidente da Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (ASSFAPOM), foi até a Faculdade de Tecnologia (FATEC), onde está sendo realizado o Curso de Formação de Sargentos I (CFSI) e flagrou a humilhante situação a qual os alunos estão sendo submetidos. A Presidente havia recebido denúncia sobre a situação e hoje foi em loco constatar a veracidade.
Tendo em vista a grave denúncia, Ada Dantas foi verificar e acabou flagrando, por volta das 14h de hoje, vários alunos do CFS I em pé, debaixo de um sol de aproximadamente 35º. “Este tipo de treinamento é dado aos Soldados da Polícia Militar logo quando entram, para que aprendam como é o mundo policial, a sua profissão. Aqui tem policiais com vários anos de serviços prestados, sendo que alguns estão esperando apenas dois anos para irem para a Reserva Remunerada e agora estão sendo submetidos a esta humilhação” desabafou a Presidente.
Ada Dantas relatou que as promoções na Polícia Militar demoram muito para que ocorram, e quando ocorrem os PMs são submetidos a esta situação para que tenham direito a graduação, vindo a comentar ainda que três Policiais Militares passaram mal durante a realização do curso, que tem como instrutor o Capitão Luiz Carlos Garibaldi.
Finalizando, a Presidente reiterou que esta não é uma forma de se passar disciplina aos alunos e que o Capitão Luiz Carlos Garibaldi está os expondo a uma situação vexatória e desumana.