O ato de heroísmo aconteceu há duas semanas, mas só veio a público recentemente: com a ajuda de dois civis, três policiais militares livraram da morte um motociclista que tentava atravessar uma corredeira sobre a RO 010, entre o distrito de Nova Estrela e a cidade de Rolim de Moura.
O jornal entrevistou o 3º sargento PM Renan Pereira de Carvalho, 40 anos, 15 deles dedicados à corporação, um dos envolvidos no dramático resgate. Morador de Pimenta Bueno, Renan estava indo para Alta Floresta, onde é lotado, quando enfrentou o transbordamento do rio Bambu.
No mesmo local, estava o também 3º sargento Bonifácio Ermita Junior, que trabalha em Nova Estrela, e o 2º sargento Anderson Marcos Vieira, morador de Rolim. Os três viram quando a motocicleta Honda Bros conduzida por um homem na casa dos 50 anos foi arrastada pela correnteza.
Com a ajuda do representante comercial Juscinei Mateus da Silva, conhecido como “Tiziu”, e de outro civil, os três militares pularam na água e tiveram que arrastar para a margem da rodovia tanto o homem que se debatia quanto a moto que ele se recusava a soltar.
Ao comentar a ação, Renan lembrou: “não somos especialistas na área de salvamento aquático, não temos curso de mergulhador ou somos nadadores”, disse acrescentando que, naquele momento de desespero, a prioridade era salvar a vida do motociclista.
O ato de bravura e humanidade deve ser reconhecido pelas autoridades políticas de Rondônia, como o governador do Estado, Marcos Rocha, que também é militar, e a Assembleia Legislativa.
Um vídeo gravado instantes do resgate mostra as águas do rio Bambu atravessando o trecho da rodovia estadual próximo ao frigorífico Minerva.