A ASSFAPOM recebeu denúncias, através de seu Presidente, Jesuino Boabaid, que Policiais Militares estão tendo que usar álcool em gel fora da validade, devido a omissão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Rondônia.
Vale destacar que recentemente o denunciante informou que foi entregue pela própria polícia militar lotes de álcool em gel com datas de validades distintas, e nessa mesma entrega foi colocado vários frascos já vencidos.
Thais Guimarães, infectologista do Hospital das Clínicas e do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, diz que “o álcool em gel é uma mistura de álcool a 70% com água a 30% e outros produtos de menor proporção. Passado o prazo de validade, o álcool pode evaporar, comprometendo o efeito de sanitização”.
A infectologista ressalta que para ser eficaz o álcool precisa ter concentração mínima de 70% e, após o prazo informado pelo fabricante, não há garantia dessa concentração.
Já não bastasse a falta de valorização e respeito do governo com os militares em não priorizar a vacinação dos mesmos contra o covid-19, estes estão sendo submetidos a usarem álcool em gel fora do prazo de validade.
“Caso não seja resolvida no prazo mais rápido esta situação, a entidade estará buscando o Judiciário, através da assessoria jurídica, o ingresso de uma Ação Civil Pública.” Finalizou Jesuino Boabaid