A Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia -(ASSFAPOM), representada neste ato por seu presidente, Jesuino Silva Boabaid, vem informar com profundo pesar, o falecimento do Coronel Walnir Ferro de Souza, nesta manhã de segunda-feira, 17, em Porto Velho-Rondônia.
Coronel Ferro estava internado em um hospital particular na região central da cidade e teve sua saúde agravada por problemas renais. Conhecido por sua disciplina, respeito e dedicação à corporação, Ferro deixou um legado inestimável para a história policial do estado.
Walnir Ferro de Souza, aos 76 anos, primeiro e único filho do estado a assumir o comando da Polícia Militar. Com uma trajetória marcada por coragem e comprometimento, Ferro iniciou sua carreira como Guarda Territorial, em 1969, seguindo os passos de seu pai, que também serviu na segurança pública. Posteriormente, ingressou na academia de oficiais e, após formação, tornou-se o primeiro oficial da Polícia Militar de Rondônia.
No dia 6 de fevereiro de 2024, a entidade recebeu na sede administrativa da assfapom a ilustre visita do Coronel PM da reserva Remunerada, onde na oportunidade o coronel, contou um pouco de algumas histórias na polícia militar, falando também da sua trajetória a frente do sistema penitenciário no momento mais crítico, que ocorreu várias matanças entre os próprios reclusos.
“ Que bom tivemos a oportunidade de conversar e saber um pouco mais das histórias de pessoas com uma “bagagem” de trabalhos e ações em prol da Corporação, que para mim foi um prazer receber o coronel Ferro na entidade, para saber um pouco mais de seu legado”.
À família enlutada e amigos, expressamos nossos mais profundos pesares, desejando que Deus em sua infinita bondade, possa confortar neste momento de tristeza por ter perdido um cidadão que fez história na segurança pública do Estado de Rondônia.
Jesuino Boabaid- Presidente da ASSFAPOM.