A Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (ASSFAPOM) conseguiu, junto ao Governo do Estado, para que o Curso de Formação de Sargento (CFS) fosse parcialmente realizado no modo de Ensino A Distância (EAD). O pedido havia sido feito pela ASSFAPOM no dia 31 de maio deste ano. A realização será feita com três meses através do modo EAD e outros três meses de forma presencial.
Atualmente, o Curso de Formação de Cabos da Polícia Militar do Estado de Rondônia está sendo realizado integralmente na forma EAD e isto não apresenta nenhum prejuízo à obtenção de conhecimento por parte dos alunos. Além de propor todo o conhecimento necessário como se fosse uma aula presencial, o modo EAD trás ainda economicidade para o Estado, melhorando ainda a vida do Policial Militar, que não precisa se deslocar para outra cidade para realizar o curso. A permanência do PM em sua cidade beneficia tanto a população, quanto seus familiares.
Sendo assim, no dia 20 de setembro o Governador Confúcio Moura publicou o decreto 21.268 (DOE) 176), dando ciência de que os Cursos de Formação, Especialização e Aperfeiçoamento, deverão prever a modalidade de Ensino a Distância, total ou parcial. A Presidência da Associação está confiante nesta decisão e acredita que assim o Curso de Formação de Sargentos II (CFS II) aconteça ainda este ano, também na modalidade EAD , sendo este o primeiro curso 100% por antiguidade. Estamos na luta!