ADA DANTAS LEMBRA DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

WhatsApp

Há 43 anos o dia 18 de maio foi intitulado como o Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil, com a intenção de destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual praticados contra a população infanto-juvenil.

Ada Dantas, Presidente da Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (ASSFAPOM) fez questão de lembrar a data, pois é uma pessoa que há três anos realiza caminhada com o intuito de chamar a atenção das da comunidade e principalmente das crianças sobre o caso. “Este ano realizaremos a 4ª edição da marcha e, mais uma vez, buscaremos atender o maior número de crianças e adolescentes da nossa Capital” relata Ada Dantas.

A Dra. Lucilene Novais, Delegada titular da Delegacia Especializada em Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), informou que de entre 2011 e 2015 foram registrados 706 inquéritos de violência praticados contra criança e adolescente.

A Presidente da ASSFAPOM aproveita ainda para convocar toda a comunidade da Capital, para a 4ª edição da Marcha Contra a Pedofilia, que ocorrerá no mês de agosto. “É de grande importância a participação da comunidade nesta marcha e que os pais levem seus filhos para que eles ouçam algumas explicações e principalmente se informem sobre o assunto, se prevenindo de sofrer algum tipo de abuso, bem como denunciando caso saibam de algo ocorrido com algum colega” finaliza Ada Dantas.

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

Deixe um comentário

Seja um associado

Os melhores benefícios e lutas pelas causas dos praças e familiares dos policiais e bombeiros militares do estado de Rondônia

Duvidas?

Fale com a equipe da ASSFAPOM por um dos canais de atendimento.

Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Rua Padre Augustinho, 2877 - Liberdade, Porto Velho - RO, 76803-858

CNPJ: 11.170.355/0001-45