Em LIVE divulgada no facebook no dia 26/01/2023, o presidente da ASSFAPOM, Jesuíno Boabaid informou aos associados que se reuniu com o Comandante e Sub Comandante Geral da Polícia Militar, para tratar sobre vários assuntos, dentre estes a manutenção dos cursos de sargentos à distância.
EFETIVO
O Ex-Deputado e primeiro suplente de três deputados estaduais (Laerte Gomes (PSD), Cassio Gois (PSD) e Nim Barroso (PSD)), Jesuíno, informou ao Comando que o efetivo policial está muito abaixo do necessário e que, tirar militares das unidades para colocar dentro de sala de aula, irá prejudicar, consideravelmente, o policiamento no Estado. Há relatos de localidades com policiamento sendo preenchidos com a DERSO (Hora Extra).
ECONOMIA
A estimativa é que os cofres do estado economizem, mais de, 60 % com os cursos na modalidade à distância, beneficiando outros investimentos na própria Polícia Militar. Em governos anteriores, constantemente era declarado falta de recursos pelo elevado valor dos cursos presenciais. Policiais chegavam a procurar deputados estaduais e vereadores para intervirem para que os cursos pudessem ser realizados.
TRATATIVAS
De acordo com o presidente da associação, as tratativas foram bastante proveitosas e que, por conta disso, “o próprio comandante…está analisando… e vai tentar dar a melhor manifestação possível a despeito dessa continuidade do curso…continuar de forma EAD”, afirmou Jesuíno.