Mauro, que representa os sindicatos do Poder Executivo no Conselho de Administração do Iperon, adianta que um dos assuntos a ser tratado é referente à dívida do Estado com o Instituto, gerada no período de 1987 a 2003. “Outro assunto”, segundo ele, “é em relação a políticas salariais, e que deve envolver os sindicatos de todos os poderes”.
A confirmação da audiência gera expectativas. Mirtes Feitosa (presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Executivo – Sintraer) revela que vem tentando uma audiência com o governado há quase dois meses. “Já protocolei pedido, reiterei pedido, e nada do governador nos receber! Mas, que bom que agora ele resolveu receber os sindicalistas! De fato, tem que ter diálogo, senão as coisas não avançam!”, declarou Mirtes.
O presidente do Sindsaúde (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde), Caio Marin, afirma que o governador faz a coisa certa, se volvendo no diálogo com os servidores. “A falta de acesso ao governador só dificultavam as coisas e aumentava a crise. O diálogo pode ser a solução para evitar eventuais greves”, disse Caio, se referindo às ameaças de greves que vem ocorrendo no Estado.
AVISO A equipe do Governo, que forma o Conselho de Gestão Estratégica, avisa que a participação na reunião se restringe a 1 (um) representante por entidade (sindicato ou associação). “O objetivo é facilitar a comunicação”, diz Wagner Luis de Sousa, secretário-adjunto da Sefin.