Vista Alegre é um dos locais mais preocupantes, um prédio extremamente abandonado, estando até interditado pela vigilância sanitária, segundo informações no local. Para agravar a situação, militares informaram que já havia sido liberada uma verba de aproximadamente R$ 400.000,00 para a reforma do mesmo, porém ainda não foi aplicada. Relataram também que o ambiente é infestado de fezes de morcegos, causadores de doenças graves.
Em Jaci Paraná o prédio também não é diferente, o matagal se alastra e insetos estão por toda parte. Militares afirmam não ter água potável para beber, tendo que disponibilizar do próprio dinheiro para comprar. A fossa está a céu aberto, e fica ao lado do poço que fornece água para a base, apenas um poço desativado, o qual já houve um acidente, ou seja, uma pessoa já caiu. Não existe mais o xadrez para manter os presos.
O distrito de Extrema teve sua base desativada e transferida para o Posto de Fiscalização da SEFAZ, onde a vigilância é feita pelos militares. As condições de trabalho são péssimas, pois o sistema elétrico está precário. Os móveis estão em estado inutilizáveis, não podendo manter um policiamento adequado.
Cansados de esperar, em Nova Califórnia os Policiais decidiram custear as despesas com a faxineira e também fazer a manutenção da base, estando hoje em boas condições faltando apenas ar-condicionado.
O presidente da ASSFAPOM já solicitou assessoria jurídica para ingressar com uma ação pertinente para interditar e solucionar a situação. Qual ira encaminhar oficio e cópia das fotos, para o Ministério Público de Rondônia, o Deputado Estadual Euclides Marciel, representante dos direitos humanos da casa e demais autoridades, para estes tomarem as devidas providencia se o caso couber.
“ Em Breve estarei visitando os demais quartéis de Rondônia, onde caso seja encontrado a mesma irregularidade e a situação que foi encontrado estes, tomarei a mesma medida, isso é o mínimo que um representante de classes deve fazer por seus representados e a categoria” Finalizou Jesuino Boabaid.