A proposta de reajuste, assinada hoje pela governadora Celina Leão (PP-DF), ainda será submetida ao aval do presidente Lula (PT).
O que aconteceu:
Celina assinou projeto para reajustar o salário de 20 mil funcionários das polícias Civil e Militar, e do Corpo de Bombeiros.
O aumento é de 18% O impacto anual, segundo estimativa do governo distrital, é de R$ 1,4 bilhão.
O governo distrital afirmou ao Planalto que o incremento não teria impacto para os cofres públicos Ele ficaria dentro do atual orçamento do fundo constitucional do Distrito Federal, que é de R$ 23 bilhões.
“Não é nada novo, e se trata de algo que já havia sido enviado ao governo federal no ano passado. Falo como base aliada do governo passado e foi uma pena não ter encaminhado o reajuste, porque os nossos policiais mereciam e merecem. Novamente, fazemos pelo ao governo federal que receba [a proposta de reajuste] com carinho.” Celina Leão.
No fim de 2022, o governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) já havia formalizado a proposta de recomposição salarial de 18% para as forças de segurança do Distrito Federal.
O documento foi entregue a Anderson Torres, então ministro da Justiça, e encaminhado ao governo federal para análise. Com a mudança da gestão federal, a governadora em exercício apresentou uma proposta idêntica.