A Polícia Militar do Estado de Rondônia, através do Centro de Ensino, concluiu mais um Curso de Habilitação de Oficias da Administração- CHOA. Foram formados 80 novos Tenentes que poderão atuar nas mais diversas regiões do Estado de Rondônia.
Os oficiais formados são oriundos da carreira de praça, que em concurso interno, mudam de carreira, a fim de atuar no plano estratégico. São aproveitadas as experiências de praças que já estão nas últimas graduações.
Nos sete meses e meio de duração foram apresentados nas mais diversas áreas de conhecimento para a nova atribuição de oficiais, conhecimentos nas áreas de direito, Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo – IMPO, análises criminais, Direitos Humanos, Gestão e Elaboração de Projetos, Gestão de pessoas, Administração financeira e orçamentária, Controle de materiais, Planejamento Estratégico, Gerenciamento de crises, Resolução de problemas e tomada de decisão entre outras disciplinas afins.
O curso encerrou no dia 19 de dezembro, e sendo que os 80 novos oficiais serão promovidos por ato do governador do Estado de Rondônia em data ainda não divulgada.
O que adianta um curso concluído sem promoção dos militares? Nada!!
Espero que o Sr. Governador promova esses militares, pois a população rondoniense carece de profissionais desse gabarito.
Além do mais, como pagadora de imposto que sou, não aceito ver o dinheiro pago por nós contribuintes, jogado no ralo. Pois sabemos do valor monetário investido na formação desses policiais.
Infelizmente mesmo com vagas disponível para todos os 80 somente 12 têm a promoção garantida, os outros 68 pais e mães de família concludentes do CURSO DE HABILITAÇÃO DE OFICIAL DE ADMINISTRAÇÃO que enfrentaram as mais diversas dificuldades para concluírem o curso muito provavelmente não receberemos o que é nosso de direito, isso porque indiferença de pessoas que podem resolver a situação dos 68 (que mesmo concluindo o curso não tem a certeza de sermos promovidos) torna a situação ainda mais umilhante e destroem o sonho de 68 famílias que passaram os sete meses e meio esperando a promoção a 2° tenente. Lamentável!