Durante anos, a ASSFAPOM tem enviado vários ofícios pedindo providências a diversas autoridades do estado para a realização dos referidos cursos. Durante a última reunião com a Mesa de Negociação a ASSFAPOM já havia informado o inicio de uma série de manifestações exigindo a implantação imediata dos cursos de formações em aberto.
Porém, a ASSFAPOM e seus associados não concordam com o item 3.2.6 do edital do CFS-2013 que diz: (Estar obrigatoriamente convocado e dentro do limite quantitativo das vagas fixadas por antiguidade e que foram promovidos a Cabo PM até 27/10/05), esse item irá prejudicar vários policiais militares que foram Promovidos a CB-PM apenas no ano de 2007, quando vários policiais já contavam com cerca de 15 anos de Serviço como Soldado PM.
Hoje estes Cabos já Possuem 06 anos na Graduação, preenchendo o requisito temporal para a Promoção a 3º Sgt PM, que é o interstício de 05 anos na Graduação de CB-PM, mesmo havendo vagância não poderão participar do curso de formação, tendo assim, novamente grave prejuízo em sua carreira militar.
Segundo informações do próprio Comando, há existente no QO (Quadro Organizacional da PM) cerca de 310 (trezentos e dez) vagas em aberto para a graduação de 3º Sargento PM, o edital só disponibiliza 246 (duzentas e quarenta e seis) vagas.
“É dessa forma que o Comando da PM valoriza seus policiais (Praças) que trabalham na linha de frente, arriscando diariamente suas vidas, mesmo havendo vaga, mesmo os policiais preenchendo os requisitos, o Comando tira o direito da ascensão funcional, a ASSFAPOM sempre será contrária a essas atitudes prejudiciais aos militares de Rondônia”, afirmou Jesuíno Boabaid.
Frente à situação apresentada a ASSFAPOM representando seus mais de mil e quinhentos associados pergunta ao Comando Geral da PM, quantas vagas estão em aberto no (QO) para Coronel PM, Tenente Coronel PM, Major PM e Capitão PM?. Nenhuma! Pois todas já foram preenchidas pelos oficiais antigos através dos critérios de antiguidade e merecimento.A ASSFAPOM tomará medidas contra mais esse ato de desrespeito a categoria. Os órgãos responsáveis do Governo do Estado serão devidamente informados sobre essa vergonhosa situação.