Nesta quarta-feira (18), o presidente da Associação dos Familiares e Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (Assfapom), Jesuíno Boabaid, comentou sobre duas importantes votações que ocorrerão durante a realização do Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
O primeiro deles trata sobre a retirada de pauta do Código de Ética para os militares, proposto pelo executivo estadual. Tal código é uma espécie de regulamento disciplinar da Polícia e Bombeiro Militar, que vai tratar sobre as regras de hierarquia, disciplina e punições.
Boabaid foi informado de que o referido projeto estava pronto para ser votado na Assembleia Legislativa, porém, relatou que não houve discussão com as associações de praças e oficiais sobre tal projeto.
“O projeto deste código já passou pelas comissões pertinentes, todavia, as associações não foram informadas e sequer houve reuniões para que a proposta fosse melhor analisada. O deputado Ezequiel Neiva informou que o assunto já foi debatido com o governo, porém, isso não procede”, destacou Boabaid.
Jesuíno lembrou que o que de fato com debatido entre governo do estado, associações e esposas de militares, em junho de 2021, foram temas como realinhamento salarial, negociação para o fim dos manifestos das esposas e extinção do curso de cabos.
O Comandante Geral da Polícia Militar, CEL PM Padilha, pediu ao presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano, que pautasse o projeto, todavia, Jesuíno Boabaid, como presidente da Assfapom, conversou com alguns deputados, apresentando justificativa e salientando a necessidade de discutir o projeto com as associações.
“Quando era para ser discutido sobre o Código de Ética, já estávamos praticamente no final do ano e as reuniões não aconteceram. Mesmo assim, o Governo do Estado encaminhou o projeto para a Assembleia Legislativa, sem as devidas tratativas com as associações”, lembrou Boabaid.
Jesuíno está protocolando documentos requisitando reuniões dos deputados com as associações e de mais interessados para tratar do assunto.
Outro ponto importante destacado por Jesuíno, é sobre o veto que dispõe sobre a extensão do auxílio saúde aos inativos, pensionistas e reformados. Aproveitou ainda para agradecer ao deputado Lazinho da Fetagro, que está liderando a discussão sobre tal veto.
Os dois projetos serão votados durante a realização da 9ª edição do Rondônia Rural Show, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de maio, em Ji-Paraná.
O presidente da Assfapom salientou a necessidade dos militares da cidade, que estejam de folga, se fazerem presentes para acompanhar a votação e mostrar força da categoria. “É imprescindível que os militares, que estiverem de folga, se façam presentes na hora da votação. Precisamos mostrar que precisamos ter nossos interesses respeitados”, finalizou Boabaid.