A Polícia Militar do Estado de Rondônia desencadeou na última sexta-feira, 15, em Porto Velho, a operação GARRA – Grupo de Ações Preventivas e Repressivas com Rondas e Abordagens, como medida imediata e resposta as necessidades de policiamento na capital com maior presença de policiais militares no patrulhamento das ruas e avenidas.
Não queremos uma Polícia reativa, só para registros e atendimento de ocorrências e, sim, o resgate da manutenção da ordem pública, conforme prevê nossa Constituição “às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública”, observou o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Fernando Prettz que participou da preleção aos policiais e acompanhou a operação.
O comandante geral após explicar os objetivos da operação GARRA disse que toda mudança, quebra de paradigmas, existem reações contrárias e em favor daquilo que se pretende. “Vamos empregar os policiais militares sem prejudicar suas horas de folga”. Hoje, segundo o ele, a tropa está com o moral elevado, esse é um novo momento da Coporação. A Polícia Militar de Rondônia após benefícios alcançados junto ao governo do Estado, está entre as polícias militares brasileiras, com o quinto melhor salário para as praças e 13º em relação aos coroneís.
Os Batalhões enviaram relatório que consta de uma adulteração de veículo – uma moto utilizava a placa de outra – , uma briga em um bar que restou a vítima ferida à faca e um menor de idade que havia fugido de casa, foi encontrado em uma festa “have”.
Nesta metodologia de trabalho, flexível, desenvolve todos os tipos de policiamento, desde uma parada para observar determinado setor, a abordagens com barreiras fixas, onde permite ao policial militar trabalhar de maneira efetiva na proteção dos direitos dos cidadãos e na prevenção do delito. Os coronéis PM Santos, Chefe do Centro de Comunicação Social, coronel PM Ênedy, Coordenador Regional de Policiamento I e o coronel PM Ranylson, Coordenador de Planejamento Operacional, além dos comandante dos Batalhãoes, tenente coronel PM Frederico, do 1º, e o tenente coronel PM Almeida, do 5º, participaram das operações.
https://www.facebook.com/assembleiaro/videos/882672098473473/?t=0