A Assembleia Legislativa de Rondônia anistiou administrativamente, nesta terça-feira, os policiais militares punidos por envolvimento em protestos que reivindicaram melhorias salariais e de condições de trabalho ocorridos do ano de 2011 à 2013. A anistia, foi assinada pela maioria dos deputados e, agora, seguirá para a sanção do governador Confúcio Moura.
O presidente da Casa, deputado Hermínio Coelho, militante, que disse concordar com comportamento dos militares, que, segundo ele, “agiram em busca tão somente de valorização”, explicou que deliberou em colocar a proposta devido às punições severas ocorridas dentro do ceio militar, como por exemplo, a expulsão de Jesuino Boabaid, presidente da ASSFAPOM- Associação dos Praças e Familiares da Policia e Bombeiro Militar- RO. Tal votação se tornou mais forte após ver a sanção, da presidente Dilma Rousseff ao projeto de Lei 12.848 que anistiou criminalmente e administrativamente, todos os policiais do Brasil.
“Quando a presidente da República anistia em âmbito criminal se torna injusto que não façamos a anistia menor, das penas administrativas – argumentou Hermínio Coelho.
Jesuino Boabaid agradeceu o empenho dos deputados estaduais, em especial ao Hermínio Coelho e Euclides Maciel, que mobilizaram os demais deputados pela aprovação.
“A maior felicidade que tenho nesse momento é saber que posso ter mais esperanças de voltar a vestir “o azulão”. Quando lutamos foi por melhorias, estávamos com a corda no pescoço, depois de nossas lutas a Policia Militar renovou. Tivemos grandes avanços, no que diz respeito a salário, hora extra, qualidade de vida, entre outras coisas, acima de tudo o resgate ao respeito do militar. Todavia, tive que pagar o preço com minha farda, mas Deus é justo e sei que tão logo estarei de volta ao ceio da tropa, para compartilhar das melhorias alcançadas por todos nós”. Finalizou Jesuino Boabaid.