A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) iniciou o Curso de Formação de Cabos – CFC 2020/2021 adaptado para atender as regras do Decreto de Calamidade do Estado de Rondônia que impõe o distanciamento social. Serão qualificados 56 soldados que, após o curso, ficarão aptos a serem promovidos à graduação de Cabos PM.
O Curso de Formação de Cabos 2020/2021, é requisito para a promoção do Soldado PM a graduação de Cabo PM, visando atender aos interesses da Corporação, que tem como um de seus princípios básicos a valorização profissional por meio do aprimoramento técnico, princípio expresso no Plano Estadual de Segurança Pública, que tem servido de base para as ações do Governo Estadual nessa área.
O CFC ainda tem objetivo de atender a necessidade do aperfeiçoamento profissional decorrente das exigências de uma sociedade que espera encontrar nos agentes do Estado, especialmente nos integrantes da polícia militar, profissionais cada vez mais capacitados para o enfrentamento das graves questões no campo da Segurança Pública.
O profissional de Segurança Pública, que se deseja formar, terá a sua disposição uma gama de conhecimentos que deverão ser colocados a serviço do diálogo comunitário e da preservação da ordem pública, visando servir e proteger o cidadão.
O curso se desenvolverá na modalidade de Ensino a Distância (EaD), contando com 15 disciplinas, totalizando 540 horas aulas.
O CFC 2020/2021 conta com 55 policiais militares combatentes e 1 policial militar músico, distribuídos por todo o Estado de Rondônia, subordinados a 6 pólos de coordenação EAD.
O comandante geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, destacou o compromisso do Governo do Estado em reforçar o eixo de atuação da Polícia Militar do Estado de Rondônia que trata da valorização e qualificação do policial militar. A Corporação tem colocado em prática os cursos que abrangem o ensino de formação e de aperfeiçoamento e tem como finalidade propiciar a necessária qualificação para o desempenho dos cargos e funções previstos.