Nesta manhã (10), a guarita do presídio Ênio Pinheiro que “balançava”, enquanto policiais trabalhavam nela, fazendo a segurança da parte externa do presídio. As denúncias foram de policiais militares, associados da Assfapom- Associação dos Praças e Familiares da PM e BM/RO, que levou o presidente, Jesuino Boabaid, no local para acompanhar de perto a deficiência da guarita.
Jesuino Boabaid, que também foi eleito deputado estadual e iniciará seu mandato em 2015, vem denunciando sérios problemas, em âmbito estadual, impetrando diversas Ações Civis Públicas, com o intuito de através da justiça, obrigar o governo à reforma dos quartéis.
No site da associação, Jesuino publicou um vídeo, onde denunciou o descaso do governo, para com os policiais, o que ensejou a iniciativa da SEJUS- Secretaria de Estado e Justiça, a enviar um engenheiro civil para o local e providenciar um laudo, onde constatou o risco e a insegurança na estrutura da guarita, que de pronto foi interditada.
Outra denuncia assombradora, feita pelo presidente, é o Quartel de Polícia do Distrito de União Bandeirantes, onde o teto encontra-se repleto de fezes de morsego, as cadeiras estão com seus acolchoados rasgados e tomados por fungos e bactérias, falta de ar-condicionado em salas adequadas, o banheiro inutilizável, a parte elétrica com problemas, falta de uma reserva de armamento adequado para guardar o material bélico, ficando visível a impossibilidade de abrigar seres humanos naquele no local.
“No que diz respeito à guarita Delta “D”, agradecemos o empenho da secretaria da SEJUS em providenciar a interdição, pois já tivemos um policial que caiu de uma dessas guaritas, levando-o a morte, ficando claro que não se pode correr qualquer risco nas muralhas e guaritas do presídio.” Finalizou Jesuino.