Na tarde do dia 15, de junho, aconteceu na sede da ASSFAPOM (Associação dos Praças e familiares da Polícia e Bombeiro Militar de Rondônia), que tratou sobre assuntos pertinentes da Categoria Policial e Bombeiro Militar.
A Assembleia foi aberta com a presidente em exercício, Ada Dantas, falando sobre o descontentamento dos Policiais e Bombeiros quanto às escalas de serviço abusivas. Todos afirmaram que precisa mudar essa realidade e que se faz necessário a regulamentação das escalas, sendo essa uma das promessas do atual governo, porém não o fez.
O advogado da associação, Dr. Fernando Albino, explanou sobre as Ações Judiciais em andamento que tratam sobre o Auxílio Transporte, o Adicional de Compensação Orgânica, recomposição de 13º salário e 1/3 de férias, e abriu a discussão para os associados, porém não houve dúvidas quanto às explicações.
Logo em seguida, o deputado estadual, Jesuíno Boabaid, que também se fez presente na assembleia, esclareceu quanto à necessidade de lutar pela Lei de Promoções 100% por antiguidade, que também foi prometido pelo Governador em época de campanha eleitoral. O deputado afirmou que já está tratando sobre o assunto com os demais deputados, e que seus pares já estão sensibilizados com a necessidade.
Diante da questão destacada pelo deputado Jesuíno, quanto à Lei de Promoções, os associados afirmaram que isto deve ser uma prioridade na luta, pois a lei em vigor não trás a valorização da Carreira Militar e a questão levantada com certeza trará uma grande valorização para os militares estaduais.
Outro ponto muito debatido pelos associados foi à questão da hora extra do militar, que foi vetado pelo governo no projeto de Lei que tratou sobre o Realinhamento Salarial da categoria. Todos os associados foram incisivos quanto ao retorno da hora extra.
Na assembleia, tratou-se também de uma gratificação para os polícias que trabalham no serviço operacional, pois essa é a atividade fim da Polícia, que necessita de um incentivo por parte do governo.
Outra questão debatida foi o interstício, que precisa ser reduzido.
Finalizou com a Assembleia continuada a ser realizada no dia 19/06 às 18h em Ji-Paraná, mas ainda não tem local definido e dia 26/06 no município de Vilhena, que também será decidido o horário e o local.
Após as assembleias no interior do Estado, será lavrada uma Ata com a Pauta de Reivindicações da Assfapom, com a demanda decidida pelos associados. Avante Guerreiros!
Ada Dantas- Presidente em Exercício da Assfapom.