Nesta quinta-feira (26) o Deputado Estadual Jesuíno Boabaid (PMN) esteve, juntamente com a Vereadora Ada Dantas (PMN), que está como Presidente em exercício da Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia (ASSFAPOM), visitando as dependências da Diretoria de Ensino da PMRO. Foi verificada a paralisação nas obras e cobranças por parte de Ada e Jesuíno para que a continuação obra retorne o quanto antes.
De acordo com Ada Dantas, o Curso de Formação de Sargentos (CFS) estava previsto para começar no início do mês de fevereiro deste ano, mas por falta de materiais a obra foi paralisada. “Estão faltando vários materiais que não foram comprados” comentou Ada. A Presidente lembrou ainda a destinação de emenda parlamentar individual no valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) para que Diretoria fizesse a devida reforma e ampliação, gerando assim, economicidade ao Estado.
O Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, CEL PM Ênedy Dias de Araújo, informou à Ada Dantas que o curso não iria iniciar em fevereiro tendo em vista o aumento nas vagas para os alunos, todavia, a Presidente disse que mesmo se não houvesse o aumento de vagas o curso não iria começar em fevereiro, pois o andamento das obras estava lento. “Nós solicitamos ao Governo para que o curso fosse feito no modo de Ensino A Distância (EAD) para que não atrasasse as promoções dos Policiais Militares que estão há cerca de 14 anos esperando as promoções. Infelizmente não foi atendido pelo Comando Geral que quer o exame presencial, mas infelizmente não existe essa possibilidade” declarou Ada Dantas.
A Presidente comentou ainda sobre o apoio que tem com o CB PM Sávio, que levou presidiários do regime semi aberto para que os apenados pudessem realizar as obras, gerando economia nos gastos. Os presos fazem parte do projeto “Construindo a Liberdade”.
Finalizando, Ada Dantas pediu para que o Governador e Comando Geral da PMRO entrem em um consenso para que o CFS seja realizado em EAD, visando principalmente a promoção dos militares, evitando prejuízos para os cabos de 1998 e 2002.
O Deputado Jesuíno por sua vez, afirmou que o CEL PM Shallon irá aguardar a planilha com os materiais que faltam e logo em seguida buscará a compra dos itens para terminar a construção dos pavilhões em construção “Irei acompanhar de perto este processo e caso haja necessidade, irei disponibilizar emenda parlamentar para alguma eventualidade” concluiu Boabaid.