Na noite do dia (07), após denúncias de esposas de bombeiros publicada no site da associação, o Coronel BM Chianca, subcomandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia, entrou em contato com a presidente da ASFAPOM (Associação dos Praças e Fam. Da PM e BM-RO), Ada Dantas, para afirmar que vai solucionar o problema das escalas dos bombeiros do aeroporto.
Demonstrando-se muito preocupado com o efetivo precário da corporação, disse que o motivo principal dá-se pelo fato de muitos bombeiros estarem de dispensa médica, o que prejudica os demais que estão na lida diária. “Alguns Cabos BM, recém-formados, que deveriam substituir bombeiros de alguns municípios, estão com licença médica para tratamento de saúde, com isso o efetivo que já está baixo acaba por piorando, prejudicando todo o quadro de bombeiros”. Relatou o coronel.
O comandante disse que já havia recebido o contato do deputado Jesuíno Boabaid, que cobrou o retorno das escalas normais, e fez o compromisso em amenizar as escalas arrochadas do aeroporto, onde estará reduzindo para somente uma vez por semana a educação física, como havia feito anteriormente, respeitando a escala de 24/48 (vinte e quatro por quarenta e oito horas), com o compromisso de solucionar o problema dessas escalas o quanto antes.
Ada agradeceu o empenho do subcomandante pelo pronto atendimento ao pedido das esposas dos bombeiros, e que espera que tão logo o efetivo seja compensado com o retorno dos bombeiros que se encontram baixado, bem como com os bombeiros que estão no curso de formação.