A Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia- ASSFAPOM, representada por seu presidente, Dr. Jesuino Silva Boabaid, através da assessoria jurídica, Dr. Marcelo Estebanez, informa que já está tramitando a Ação Civil Pública (ACP), que visa o Estado adotar as medidas necessárias para realização do novo Curso de Formação de Sargentos para seus associados.
Destaca se que os mencionados militares contam com praticamente 15 (quinze) anos de serviço militar, bem como praticamente 06 (seis) anos na função de Cabo, apresentando evidente atraso da progressão funcional.
A recente promoção de policiais militares, em todas as graduações, realizada no dia 25 de agosto do corrente ano, trouxe a abertura de vagas no quadro organizacional da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em especial de 3° sargento.
No dia 12 de julho do corrente ano, foi realizada a 1ª Audiência de Instrução Legislativa da Décima Primeira Legislatura, pelo Ex deputado Estadual Jesuíno Boabaid, ora Presidente da Associação, com os convidados: Coronel BM Felipe Bernardo Vital (Secretário SESDEC), Beatriz Basílio Mendes (Secretária SEPOG), Coronel PM Regis Wellington Braguin Silverio (Comandante Geral da PMRO), Coronel BM José Constantino da Silva Júnior (Representante do Comandante Geral CBMRO) e Thiago Alencar Alves Pereira (Procurador-Geral do Estado), onde ficou salientado na ata, pela Secretária/SEPOG que a quebra de interstício – prevista para agosto 2024 e as promoções não seriam impactadas pelo Decreto de contenção de gastos que fora publicado pelo Governo e atualmente esta em vigor.
O Presidente da ASSFAPOM, Dr. Jesuino Boabaid, ressalta que os cabos que fazem parte da entidade devem entrar em contato nos números 69-99251-1063 ou 3214-7500, para que seja levantado a quantidade associados que estão aptos a fazerem o referido curso de formação de sargentos dentro das vagas atualmente disponíveis.