No fim da tarde de segunda – feira, 17 de janeiro, compareceu neste Grupamento da Polícia Militar do distrito de Nova Dimensão, por volta das 18h40 min, um sitiante muito nervoso dizendo que uma criança de 3 anos havia caído dentro de uma fossa e precisavam urgentemente de ajuda para salvá-la.
De imediato a guarnição composta pelo Cabo Mercado e Cabo Varela deslocou – se com urgência até o local mencionado. Ao se aproximar perceberam várias pessoas ao redor de uma fossa, e a mãe estava aos prantos chorando e rezando para que tudo desse certo e seu filho fosse salvo.
A mãe desesperada não aguentava ficar em pé sendo acolhida por familiares, a guarnição conteve os curiosos e afastaram alguns que estavam aglomerando em cima da tampa da fossa, onde que a qualquer momento devido ao grande peso de pessoas poderia vir a cair na cabeça da criança que encontrava-se com água suja de fezes e urina.
O meio da fossa era fundo e caso a criança caminhasse para o meio corria o risco de se afogar e não daria tempo de entrar para salvá-la, pois o buraco por onde a criança caiu era muito pequeno e um adulto não passaria, por isso a dificuldade de retirar a criança de dentro da fossa a tempo para não se afogar.
Quando a guarnição chegou no local, o Cabo PM Leandro já estava tentando retirar a criança de dentro da fossa, ele estava de folga em sua residência e foi acionado por um morador vizinho do local do acidente, onde que de imediato parou tudo que estava fazendo e se pôs de serviço com dedicação total a seu dever de oficio.
A guarnição juntamente com o Cabo Leandro, estavam correndo contra o tempo, tendo em vista que a fossa estava cheia de água e dejetos e corria o risco de desmoronar, ao passo que estava escurecendo e a criança de apenas 3 anos estava ficando apavorada e poderia ir para o lado mais fundo, tendo em vista que o esgoto da fossa estava batendo em seu peito.
Depois de um hora tentando retirar a criança com uma corda foi obtido êxito e a ela foi retirada de dentro da fossa e entregue nos braços de sua mãe, onde que logo após foi levado pelos familiares até o posto de saúde local para que fosse dados os primeiros socorros, limpeza e higienização da criança para prevenir alguma impossível infecção onde foi constatado um arranhão do seu braço esquerdo devido à queda na fossa .
A Polícia Militar mais um vez cumpriu além do seu dever, que de dia e noite, busca proteger a população e jamais se nega atender qualquer chamado que seja, como foi o caso desse garoto de 3 anos, que agora está nos braços da família, o empenho da Polícia Militar foi essencial para salvar essa vida.