Uma das maiores formaturas de praças realizada pela Polícia Militar de Rondônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 30, no Quartel do Comando Geral, em Porto Velho, quando cerca de 700 soldados PM concluíram o Curso de Formação de Cabos na modalidade EAD – Ensino à Distância, o orimeiro na região Norte.
“O governo do Estado quer ver sempre o crescimento da Corporação, seja de forma intelectual ou com equipamentos e novas instalações”, disse o chefe da Casa Civil Marco Antônio de Faria que representou o governador Confúcio Moura. Presidiu a solenidade o coronel PM José Carlos, respondendo pelo Comando Geral da PM.
O chefe da Casa Civil anunciou ainda para o segundo semestre do ano que vem o início do CFO – Curso de Formação de Oficiais, bacharéis em Segurança Pública, uma parceria do Estado com a Universidade Federal de Rondônia e o lançamento do edital para concurso público de 260 vagas para soldados PM e oficiais da área de Saúde. Ele tranquilizou mais uma vez a população do Estado dizendo que fatos isolados ocorridos nos últimos dias, em Porto Velho, foram imediatamente identificados e combatidos pela Segurança do Estado.
Representando o Secretário de Segurança, Marcelo Bessa, o gerente da Gerência de Estratégia e Inteligência do Estado, delegado Lindomar Bezerra, observou que este Curso inaugurou o Programa de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização dos Profissionais de Segurança Pública de Rondônia na modalidade de Ensino a Distância, “cuja inovação só foi possível graças ao esforço conjunto dos profissionais da PM e da Sesdec que se envolveram diretamente no projeto e no aperfeiçoamento, adequação do conteúdo e defesa técnico-jurídica, tão necessária a sua acolhida e tramitação até se tornar Lei”.
Para o coronel PM José Carlos Gomes da Rocha, comandante em exercício da Polícia Militar, “este Curso é mais uma demonstração de que o governo da Cooperação se preocupa com a valorização e qualificação profissional na Polícia militar”. De acordo com ele, a responsabilidade aumenta na mesma proporção com que crescemos na escala hierárquica da Corporação. As divisas que cada um passa a ostentar representam não só que são cabos PM, mas principalmente que estão capacitados para o exercício do cargo. Certamente serão cobrados por isso, tanto pela sociedade civil quanto pelos superiores, pares e subordinados.
Curso de Cabos PM
O Curso de Formação de Cabos PM, segundo o tenente coronel PM Clairton Pereira da Silva, diretor da Diretoria de Ensino da Polícia Militar, destina-se a formar cabos policiais militares para cumprir missões específicas de comando e exercício de chefia em grupos de policiamento. A graduação de Cabo PM é um dos degraus da escala hierárquica militar onde as funções a serem exercidas requerem conhecimentos técnicos dos diversos campos de atuação profissional aliados ao espírito de liderança peculiar da graduação.
Formandos
O curso de Formação de Cabos PM/2013, ocorrido simultaneamente em todo o Estado de Rondônia, teve início em 3 de outubro de 2013 e depois de três meses, chega ao seu final. Inicialmente foram matriculados após o devido processo de seleção, 710 alunos em todo o Estado de Rondônia, dos quais estão se formando 692 Cabos Policiais Militares, aptos a exercerem seu mister de proteger o cidadão e promover a paz social.
Sete cidades foram polos. Porto Velho (326 alunos); Guajará Mirim (31 alunos); Ariquemes (51 alunos); Jaru (16 alunos); Ji-Paraná (112 alunos); Cacoal (112 alunos); Vilhena (62 alunos).
Segundo ainda o tenente coronel PM Clairton, o Curso de Cabos PM/EAD/2013 é o primeiro curso de formação de graduados da história da Polícia Militar do Estado de Rondônia e primeira graduação Policial Militar à Distância da região norte do país. “A formação pela modalidade de Ensino à Distância é uma nova ordem do ensino policial militar, que já conta com adeptos de todas as polícias do país”.
Para o major PM Fábio Alexandre, coordenador geral e comandante dos formandos, essa formação foi idealizada graças ao empenho de oficiais e praças que formaram o corpo técnico do sistema de ensino à distância, pois “esses valorosos profissionais ocuparam funções preponderantes para que essa formação obtivesse tamanho sucesso”.