O deputado estadual Jesuíno Boabaid (PT do B), juntamente com representante da ASSFAPOM (ASSOCIAÇÃO DOS PRAÇAS E FAMILIAREAS DA POLICIA E BOMBEIRO MILITAR DE RONDÔNIA), estiveram conversando com o presidente da Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Antônio Fontoura Coimbra, durante uma visita realizada à sede do órgão em Porto Velho, após vídeo polêmico envolvendo um defensor e policiais militares em serviço.
Jesuíno Boabaid apresentou ao defensor público geral um vídeo onde um defensor público discute com policiais militares que realizavam uma abordagem policial em dois suspeitos que foram presos de posse de um revólver calibre 38. Todavia, a dupla é apontada como partícipe no crime ocorrido na última sexta-feira (20), quando um PM foi baleado em uma tentativa de homicídio.
“Peço que a Defensoria Pública analise esse caso, pois precisamos trabalhar em conjunto, não podendo existir desrespeito de ambas as partes, pois consta no vídeo que o defensor tratou de forma ríspida os policiais militares, que apenas realizavam o seu trabalho”, falou o deputado Jesuíno Boabaid.
O presidente da Defensoria Pública afirmou que irá verificar a situação de forma mais aprofundada para tomar as medidas necessárias. O deputado agradeceu e reafirmou a parceria com a DPE.
O representante da Defensoria Pública aproveitou a oportunidade da visita do parlamentar e pediu que o deputado apoiasse o projeto desenvolvido pela Defensoria para a criação de um fundo próprio, o que desoneraria uma parte dos gastos do Estado com o órgão.
Segundo o presidente da DPE é a primeira vez que um deputado visita a entidade que atende centenas de cidadãos que precisam de auxilio jurídico fornecido pelo Estado. Jesuíno Boabaid foi informado sobre os principais trabalhos desenvolvidos pela Defensoria em Rondônia.
Antônio Fontoura, também relatou a Jesuíno Boabaid sobre problemas enfrentados pelos funcionários do órgão, bem como a falta de segurança no local, o que muitas vezes coloca em risco os servidores no exercício de sua função.
Jesuíno Boabaid afirmou que está ao lado da Defensoria Pública Estadual e destacou o importante trabalho desempenhado pela entidade, na defesa dos direitos e garantias do cidadão rondoniense.
“O trabalho desempenhado pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia é necessário, e essa visita veio para selar a parceria do meu mandato com esse tão importante órgão para a sociedade”, disse o deputado Jesuíno Boabaid.
Atualmente a Defensoria Pública do estado de Rondônia atende a comunidade das 08h00 às 18h00 de segunda à sexta, e conta com 64 defensores em distribuídos em municípios de todo o estado.