Em busca de colher a problemática vivida pelos Policiais e Bombeiros de Rondônia, a presidente da Assfapom, Ada Dantas, e o deputado Jesuíno Boabaid foram até o Distrito de Nova Dimensão e constataram a verdadeira situação de risco que passam os militares.
Não há uma viatura para o atendimento à população, o rádio não se encontra em funcionamento e a base está totalmente vulnerável.
“Estou tentando solucionar esse problema, fazendo indicação das emendas para o âmbito da Polícia Militar. Por isso, volto a afirmar que se depender dos meus esforços, durante o meu mandato, esse caos estará sendo resolvido”. Afirmou Jesuíno.
Com medo de ações e represálias de bandidos, os policiais que trabalham na base de Nova Dimensão fizeram contribuições individuais e conseguiram com os próprios esforços, comprar um sistema de monitoramento de vídeo para a base.
“Todo esse aparelhamento que temos aqui, de câmeras de vídeos, foi tudo do nosso bolso, pois sofremos um atentado e atearam fogo em uma moto que se encontrava apreendida na base”. Relatou o Policial Militar.
Ada Dantas colocou-se a disposição para propor uma Ação Civil Pública, com base no estatuto da entidade, de modo que possa acelerar o processo de manutenção e aparelhamento para a base.
No retorno ao município de Nova Mamoré, a comitiva, por pouco não sofreu um acidente. A estrada que liga Nova Dimensão e Nova Mamoré compreende um trecho de 58 km de estrada de chão, e no caminho o pneu estourou. E, após duas horas de sufoco os moradores próximos prestaram apoio para a comitiva.
“O local é muito perigoso, considerado rota de tráfico de drogas e corredor de fuga para meliantes. Portanto, todo o percurso que fizemos para a fiscalização das condições de trabalho, por si só relataram o caos que hoje vivem esses policiais de Nova Dimensão, Jacinópolis, União Bandeirantes, ou seja, absurdamente desguarnecidos. Não há como executar o trabalho policial dentro dessa vulnerabilidade que vivem, o perigo é extremo tanto para os militares como para a sociedade, que depende desse atendimento.” Desabafou Ada Dantas.
O deputado Jesuíno, como presidente da Comissão de Segurança Pública irá propor requerimento, através da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, para buscar resolver o caos que se encontra a base policial militar do distrito de Nova Dimensão.