SESDEC assina acordo que obriga PMs a realizarem trabalho da Polícia Civil

WhatsApp

Um acordo de cooperação assinado pelo Secretário de Segurança Pública, Coronel BM Vital, Secretário de Estado da Justiça, Marcus Rito, Delegado Geral de Polícia Civil, Jeremias e pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel PM Regis Braguim, determinou que policiais militares passem a executar atividades típicas da Polícia Civil.

Conforme o documento, os PMs em patrulhamento que realizarem prisões em flagrante deverão conduzir o preso até a casa de detenção. Antes disso, porém, terão de levá-lo ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização do exame de corpo de delito — função desempenhada por agentes da Polícia Civil até o acordo celebrado no dia 20 de agosto de 2025.

A medida não foi debatida com a tropa e tem causado forte preocupação entre os policiais militares, que alertam para o risco de redução do policiamento ostensivo nas ruas da capital.

De acordo com Jesuíno Boabaid, presidente da Assfapom (Associação dos Praças e Familiares da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia), o cumprimento do procedimento exigido pelo acordo pode comprometer o patrulhamento em várias regiões.

Existem batalhões com apenas duas viaturas em operação. É inadmissível que o governador — que é policial militar — obrigue o PM a executar um trabalho que é de natureza da Polícia Civil, deixando a população ainda mais vulnerável”, criticou Boabaid.

O acordo de cooperação se aplica exclusivamente aos policiais militares lotados em Porto Velho. A Assfapom informou que pretende mobilizar a categoria e buscar meios legais para suspender a medida, que, segundo a entidade, em tese, configura desvio de função.

SEI_RO___0063475392___Acordo_de_Cooperacao___Mandados_de_Prisao

Fonte: ASSFAPOM

Deixe um comentário

Seja um associado

Os melhores benefícios e lutas pelas causas dos praças e familiares dos policiais e bombeiros militares do estado de Rondônia

Duvidas?

Fale com a equipe da ASSFAPOM por um dos canais de atendimento.

Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Rua Padre Augustinho, 2877 - Liberdade, Porto Velho - RO, 76803-858

CNPJ: 11.170.355/0001-45