Nesta tarde de segunda-feira (21), a presidente da ASSFAPOM (Associação dos Praças e Familiares da PM e BM-RO), Ada Dantas, procurou o Comando Geral da Policia Militar, Coronel PM Enedy, juntamente ao Deputado Estadual, Jesuíno Boabaid, para saber como anda o processo de convocação por antiguidade do Edital, que prevê a formação de 132 (cento e trinta e dois), 3º Sargentos PM.
De acordo com o comandante, coronel Ramiro, do CRH- Coordenador de Recursos Humanos, houve um contratempo quanto ao preenchimento das vagas do primeiro Edital (CFS-I/PM), onde constam 126 (cento e vinte e seis), 70% por antiguidade e 30% por PSI- Processo Seletivo Interno, que ainda estão sendo preenchidas devido ao grande número de desistentes. Com isso, o CRH está aguardando o fechamento o primeiro CFS, para fazer a convocação do segundo CFS.
Diante disso, a presidente reafirmou ao comando que está vigilante para que tudo seja resolvido dentro do período acordado com o governo do Estado. Por outro lado, o comandante geral, coronel Enedy, ressaltou que está seguindo todo o trâmite dos Editais (CFS-I e CFS-II), com o mesmo intuito, ou seja, não prejudicar os policiais que têm o devido direito de serem promovidos.
Sobre a segunda academia, Ada Dantas, advertiu ao comando quanto às visitas realizadas no Cone Sul e demais quartéis do Estado, sendo detectadas diversas escalas com um número insuficiente de policiais, como por exemplo em Nova Londrina e Nova Estrela, que permanecem empregando dois policiais por guarnição (GU-A), cuja a vulnerabilidade traz riscos no atendimento às ocorrências.
O deputado Jesuíno relatou que esteve reunido com alguns aprovados em Jí-Paraná, os quais aguardam ansiosamente a convocação, efetivando a segunda academia com pelo menos 600 (seiscentos) aprovados. Assim, o coronel Enedy reafirmou que está buscando incansavelmente argumentos para a convoção ainda este ano, porém necessita da autorização do governo do Estado.